Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Cada um cumpre o destino que lhe cumpre. / E deseja o destino que deseja; / Nem cumpre o que deseja, / Nem deseja o que cumpre. [Ricardo Reis]
A casa onde pernoitaríamos, reservada pelo booking.com, localizada mesmo no centro da cidade, tinha uma porta pesada e principalmente cerrada... Tocámos mas ninguém respondeu. Telefonámos e, após alguns poucos minutos, apareceu o (presumível) proprietário, deslocando-se com bastante dificuldade mesmo com a ajuda de uma bengala, penitenciando-se pela ausência e tartamudeando a justificação, que se relacionava com arranjos de tapetes de Arraiolos.
Fomos conduzidos ao quarto, ou seja, fomos informados de como encontraríamos o quarto, que ficava no alto de umas íngremes, rústicas (muito bonitas) e estreitas escadarias de pedra, que trepámos (nós e a mala), pois elevador não rima com casa apalaçada do início do séc. XX, nem o senhor que nos guiou podia ajudar, caso fosse necessário. Mas tudo bem. Os maravilhosos e intensivos treinos dos últimos tempos asseguraram-me uma chegada lá ao cimo triunfante e sem arfar.
O quarto, na verdade uma pequena suite, era muito agradável, espaçoso, fresco e silencioso. Os candeeiros é que se tinham arrependido de alumiar; tinham umas lâmpadas tão fraquinhas que era quase impossível ler, e ver também era complicado. A internet só funcionava no pequeno átrio, e o número de tomadas eléctricas mal dava para carregarmos os telemóveis.
Nada de mais. Descansámos dos cansaços inexistentes e, ao fim do dia, rumámos à República do Petisco para comer qualquer coisa. E que boa República esta - uma tábua de queijos, um prato de queijo assado com orégãos e ovos mexidos com espargos, tudo bem regado por um bom tinto, o da casa (Comenda Grande), gente nova muito amável, enfim, uma maravilha.
De volta ao quarto ligámos a TV (uma relíquia do século passado) para ver as novidades, mas esta não colaborou e eu revivi os longínquos anos em que havia "chuva" no écran, não se ouvia nada e era impossível assistir fosse ao que fosse. Tentámos a TV grande e moderna da sala ao lado para o convívio dos hóspedes, mas ela não se comoveu e o resultado foi o mesmo.
.................................
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
À venda na livraria Ler Devagar