Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Respeito

Eutanásia

(grego euthanasía, -as, morte fácil, morte feliz)

substantivo feminino

  1. Morte sem dor nem sofrimento. ≠ CACOTANÁSIA
  2. Direito a uma morte sem dor nem sofrimento para doentes incuráveis, praticada com o seu consentimento, de forma digna e medicamente assistida.
  3. Acção que põe em prática esse direito.

 Priberam

 

Respeito todos os que consideram a vida inviolável pelo Homem, ou seja, que apenas Deus, a Natureza, o Universo, o Cosmo, o acaso, o destino, possam terminá-la.

 

Respeito todos os que consideram a vida ser sua própria propriedade e responsabilidade, que a consideram digna enquanto seres independentes e senhores da sua vontade, enquanto seres lúcidos, pensantes e livres de doenças incapacitantes e/ ou incuráveis e/ ou dolorosas.

 

Respeito todos os que têm dúvidas e que não sabem bem o que pensar, que não sabem bem como reagirão se, um dia, forem eles próprios a ponderar querer não continuar a viver. Como reagirão se, um dia, alguém que muito amem lhes peça encarecidamente para que lhe termine a vida e o sofrimento. Como reagirão se, um dia, alguém que está sob a sua responsabilidade profissional lhes peça encarecidamente para que lhe ponha termo à vida e ao sofrimento.

 

Por isso mesmo respeito todos os que, chegados a estes extremos, se disponibilizam a ajudar quem toma tão difícil e extrema decisão, a realizá-la, sem que sofram depois a criminalização pelo seu acto de amor, de comprometimento, de respeito pela dor e pela vida alheia.

1 comentário

Comentar artigo