Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Do Natal licoroso

Têm que ser doces, os licores deste Natal. Muito doces, pegajosos e fortes, de forma a elevar os comensais às alturas das melopeias e das almas gentis, docemente embaladas em asas de anjos e sorrisos exemplares.

 

Lá fora ficam as greves e os populismos, tristezas e voluntarismos, desemprego e escravatura, consumismos e rezas fictícias. Natal começa a significar enrolarmos uns novelos fronteiriços entre nós, redutos do bem, e o mundo, tomado pelo mal. Portanto, este Natal os licores são de chocolate, de ovo e o terceiro é uma mistura dos dois anteriores, o melhor (na minha opinião).

licor de ovo.png

Todas as experiências são levadas muito a sério e com todo o rigor: primeiro procura-se uma receita, depois pensa-se nos ajustamentos, depois procuram-se os ingredientes, no fim confeccionam-se as iguarias. A receita que acabei por compor (ou não assistisse eu a milhares de MasterChef) foi:

 

  • meio litro de água
  • meio litro de leite
  • um quilo de açúcar
  • duzentas e cinquenta gramas de cacau em pó
  • duzentas e cinquenta gramas de chocolate em barra com 70% de cacau
  • duas vagens de baunilha
  • um litro de aguardente

 

Numa panela grande, aquecer a água e o leite com o cacau, o chocolate partido aos pedaços, o açúcar e baunilha (as vagens abertas e o raspado do seu interior), mexendo bem e deixando ferver, como se estivesse a fazer um fantástico cacau quente.

 

Depois de arrefecer e coar (com um paninho de algodão) deve-se usar a varinha mágica para desfazer os grumos que tenham ficado. Quando estiver totalmente frio, juntar a aguardente com cuidado e mexendo, para incorporar. Engarrafar e deixar descansar uns quinze dias, pelo menos, agitando as garrafas de vez e quando.

licor de chocolate.png

 

Em relação à mistura, ela resultou de uma tentativa em reduzir a espessura e o grau alcoólico do licor de chocolate, tal como aumentar o grau e a espessura do licor de ovo. É só pegar num litro de licor de cada tipo e misturá-los. Fica muito, muito bom!

licor ovo chocolate.png

1 comentário

Comentar artigo