Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Da irrelevância galopante

Enquanto o jornalismo pensar que sobrevive à internet e às redes sociais transformando-se em mais uma rede social – se não os podes vencer, junta-te a eles – será engolido pela irrelevância a que se promoveu.

 

Actualmente os jornais e as televisões, em vez de procurarem informar os cidadãos expondo factos e raciocinando sobre eles, manipulam os dados e tabloidizam as notícias, de forma que lê-los ou ouvi-las é igual a ler posts no facebook. Aquilo que cada um de nós pensa e acha não se pode confundir com reportagem ou jornalismo. É muito respeitável e democrático, mas é achismo.

 

Os jornalistas demitiram-se da sua função e da sua responsabilidade, transformando-se em achistas e actores políticos por conta própria ou a soldo de interesses políticos, ideológicos ou financeiros não declarados.