Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Da (des)animação futura

Pouco me apetece celebrar o próximo 2015. Afigura-se um ano de mais pobreza, mais desesperança, mais tristeza. Enfeitamos o Natal mas ele mostra-se cada vez mais no esplendor da hipocrisia e da falsidade.

 

Eleições, legislativas e presidenciais. O ano político marcará tudo o resto. O PS de António Costa ainda muito morno, não sei se a preparar-se para os embates se porque não sabe o que fazer. Em relação à escolha de um Presidente nem a esquerda nem a direita têm figuras que se perfilem com a qualidade que associamos à mais alta autoridade do Estado. E bem precisamos, depois de 2 mandatos de um Presidente que desconfigurou essa função. Se António Guterres não avançar para a Presidência, o PS ficará com um problema acrescido. Sampaio da Nóvoa não me parece uma boa hipótese e a fabricação de candidatos lembra-me sempre o que se passou com Fernando Nobre. Em relação à direita, continuo a pensar que Marcelo Rebelo de Sousa se não apresentará e as outras hipóteses não são animadoras.

 

A Europa esfrangalha-se perante a incapacidade política dos países membros, principalmente daqueles que são mais iguais que os outros. O bem-estar social evapora-se, com os problemas das desigualdades, das populações migrantes, do desemprego galopante, da falta de perspectiva das novas gerações, com o envelhecimento populacional.

 

De facto nada está animador. Enconchamos cada um na sua realidade, o egoísmo e o autismo medram.

 

Não podemos, no entanto, desistir de um futuro. E por isso alguma esperança ainda persiste. Pode ser que 2015 nos traga alguma boa surpresa.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.