Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Dos ciclos grevistas aos exames

 

Os professores pedem a demissão de todos os ministros e já não é a primeira vez que ameaçam fazer greve aos exames. Com Maria de Lurdes Rodrigues passou-se o mesmo. Se Nuno Crato muda as datas, por causa do pré-aviso de greve, ficará refém dos sindicatos.

 

Por muito que discorde deste governo, neste caso concordo com Nuno Crato e com Passos Coelho.

 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Sofia Loureiro dos Santos 13.06.2013 21:10

    Nação Valente, os sindicatos dos professores, nomeadamente a FENPROF, que é sempre o mais activo, são das forças mais conservadoras e corporativas que a nossa sociedade civil tem. O Mário Nogueira, como líder do sindicato há muitos anos, já gastou todas as motivações credíveis e toda a boa vontade de quem alguma vez lhe deu ouvido. Considero a actuação destes sindicatos muito nociva ao verdadeiro interesse da escola pública, e não é só agora que o entendo.

    Os professores, tal como todos os cidadãos, têm todas as razões do mundo para fazerem greve. Só que o objectivo desta greve, tal como das outras anteriores a esta, é fazer oposição ao governo, a este como a todos os que o precederam. É legítimo, não digo o contrário, mas não estou de acordo e acho que não dignifica a luta dos docentes (os que verdadeiramente o são) a manutenção destes líderes. Estes assuntos deveriam ser encarados com seriedade e honestidade intelectual, coisas que não reconheço a Mário Nogueira.
  • Sem imagem de perfil

    A ficção do chá das cinco com Crato 14.06.2013 18:25

    Há aqui qualquer coisa que escapa.Mas a responsabilidade pela situação não cabe por inteiro a Crato e ao governo que legisla desta forma terrorista?E depois são os sindicatos e o cansaço da Sofia Santo que estão na berlinda?Mas a referida senhora não saberá que são oito sindicatos que decidiram o que decidiram?Com a frontalidade necessária direi que estes assuntos deveriam ser encarados com seriedade e honestidade intelectual, coisas que não reconheço a Sofia Santos com base única e exclusivamente diz aqui
  • Sem imagem de perfil

    ACÁCIO LIMA 15.06.2013 11:42

    COMENTÁRIO AO POST "DOS CICLOS GREVISTAS AOS EXAMES"

    01- Esta greve, dos Docentes, da FRENPROF, tutelada pelo PCP, via Mário Nogueira, sendo uma forma de Protesto à atuação do atual Governo, queira-se ou não, está longe de contribuir para sedimentar e urdir uma Alternativa Sã e Escorreita, ao atual Poder.

    02- E, é aí, que bate o ponto.

    03- Há muito, e tal foi patente, durante Governação Sócrates- Lurdes Rodrigues, nunca os Docentes e a FRENPROF, se preocuparam com as linhas mestras das Políticas Educativas, nem sobre as Diretivas que devem presidir à Pedagogia.

    Nunca entenderam que urgia acabar com o Poder Difuso, na Escola, para implementar um novo Poder, articulando a Escola, com as necessidades das Populações, da Comunidade, nomeadamente com o Poder Local e as Estruturas ligadas à Produção e à Distribuição, Estruturas Empresariais.

    Docentes e FRENFPROF, unicamente preocupados com o seu intrínseco Corporativismo.

    04- Insisto.
    Este Protesto, não serve pra sedimentar e urdir uma Alternativa Sã e Consistente ao atual Poder.

    05- Não posso deixar de me referir à Forma e ao Conteúdo do Comentário supra, Identificado por “A Ficção do Chá das Cinco com Crato”.

    Em matéria sensível, não colhe na Ética Republicana esconder-se no Anonimato.

    Perde sentido e idoneidade a acusação, à Autora do post, de “falta de credencias”.

    Devolvo à procedência , mas, agora bem arrimado na patenteada ausência da elementar ÉTICA REPUBLICANA.

    Bom Dia.

    ACÁCIO LIMA

    ACÁCIO B. LIMA
    ENG. MECÂNICO -CONSULTOR TÉCNICO- ECONÓMICO
    RUA BRITO CAPELO, 60,R/C-DIR--- 4050.128 PORTO
    acaciolima@zonmail.pt
    telm 968957783
    B.I. NR. 1468705.4
    NIF 149880618

  • Sem imagem de perfil

    A Ficção do Chá das Cinco com Crato 15.06.2013 13:54

    Mais uma vez há aqui qualquer equívoco
    Ninguém falou em "falta de credenciais".Basta voltar a ler e procurar tal termo.Violando mesmo o sentido das aspas,nem sequer o seu significado está expresso.Talvez um pouco mais de atenção ao que foi escrito ou uma melhor interpretação do que se lê.
    Também não está aqui em causa a ética republicana. Causa alguma perplexidade a sua invocação como se houvesse necessidade de se bater no peito e reivindicar o que deve ser a habitual postura de qualquer um.Nem vale a pena falar agora no pormenor da ética "republicana", que,embora a compreenda,não me parece pertinente a sua distinção da Ética tout court. Poderia ir mais longe na apreciação mas com franqueza não é este o tema.Cada um parece que tem o seu cantinho,não de ética , entenda-se, mas de corporativismo ético. E logo sou eu que digo isto eu,um Republicano de quatro costados.
    Quanto à identificação pedida e à necessária apresentação do cartão de visitas.Aí poderia responder-lhe com o que um grande republicano disse sobre a assinatura por baixo do que se escreve.Como se a assinatura seja mais importante do que se diz.Como se o debate de ideias passasse necessariamente por saber o pedigree de quem o diz.Como se a escrita,sobretudo a escrita do quotidiano,tivesse mais sentido com um nome por baixo ou por cima.A vaidade humana é uma coisa terrível...e estou nesta ultima frase quase a citar o dito republicano.
    Porque aqui a questão não é de coragem.É mais funda e mais solene. É mesmo uma questão de princípio. Não há no que disse insultos que se escondam atrás do anonimato.Foi referido até que a resposta dada a Sofia Santos é dada com frontalidade e tendo em conta exclusivamente o que a autora diz neste seu comentário aqui expresso.E a água dos dias deve arrastar inexoravelmente o que à fúria dos dias,temporais e voláteis pertence.
    E num aparte amigável e sincero.Não é de boa norma colocar na rede a sua identificação como a faz.Os seus dados podem ser utilizados de forma abusiva.Os seus floreados levaram-no longe de mais,não? E aqui,para evitar maus entendidos refiro-me aos seus dados,não à sua identificação.
    Quanto ao conteúdo do que diz no que respeita ao tema vertente.Francamente nada de acordo.Frontalmente em desacordo na óptica e na perspectiva.Mas sabe? Fique com a sua que eu já me alonguei demais para entrar agora nesse tipo de discussão, demasiado complexa para meia dúzia de lugares comuns
    Cumprimentos
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.