Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Anatomia de um instante

 

 

A 23 de Fevereiro de 1981 o exército espanhol ocupou pela força o Congresso dos Deputados quando se votava a substituição do governo de Adolfo Suárez, demitido cerca de 1 mês antes, pelo de Calvo-Sotelo. O Tenente Coronel da Guarda Civil António Tejero, de pistola em punho, irrompe pelo hemiciclo - "¡Todo el mundo al suelo!"... “¡Se sienten, coño!"

 

Javier Cercas parte da fotografia deste momento histórico para, analisando as posturas de Adolfo Suárez, que não se deita e permanece sentado na sua cadeira, sobressaindo como um grito, o General Gutiérrez Mellado que entra numa altercação com os invasores, e Santiago Carrillo, outro grito silencioso na outra ponta da Câmara Baixa.

 

A dissecção desse instante origina um extensivo estudo da realidade espanhola desde a queda de Franco, por toda a Transição e pelos 5 anos de governo de Adolfo Suárez. O autor esmiúça a sociedade espanhola, a democracia instável, os resistentes franquistas, o exército inconformado, as autonomias e a legalização do Partido Comunista de Espanha. Partidos políticos, jornais, figuras gradas da sociedade espanhola, exército, todos conspiravam contra Suarez. O golpe era uma certeza, só não se sabia era quando seria e quem o protagonizaria.

 

É um livro que se questiona continuamente, se justifica, se põe em causa, com a preocupação de tentar perceber Adolfo Suárez, o seu gesto de nobreza, de coragem, de heroicidade, acossado por todos os que o tinham aclamado na Transição, por todos os que não lhe perdoavam a Transição, por todos os que lhe exigiam mais do que ele deu na Transição. O autor enquadra os indivíduos e as suas circunstâncias, Adolfo Suárez e a sua geração, para quem é implacável e por quem tem uma profunda admiração.

 

Depois dos excelentes Soldados de Salamina e A Velocidade da Luz, este Anatomia de um Instante supera-os em todos os aspectos.