Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Cenários de susto

por Sofia Loureiro dos Santos, em 20.11.08

Troca de e-mails:

  1. Mas quem é que a ameaçou?? A Srª não sabe ler ou quer tomar os outros por parvos?? Olhe, eu não a ameaçei,(mania da perseguição) mas de uma coisa lhe garanto, se o quisesse fazer não o diria(até porque seria ridículo ameaçar alguém por disparates ditos num Blog) contudo qualquer um de nós cede, porque medo temos todos, por isso a figura de heroina que pretende mostrar é tão patética como o dizer que "É assim que convence os professores a pedirem a suspensão da avaliação? Esta é o seu entendimento de liberdade de expressão?" A Srª julga que a liberdade de expressão lhe dá o direito de enxovalhar toda uma classe? Se calhar também achou bem quando aos Médicos da Privada lhes foi imposto que os Atestados Médicos pasassem obrigatoriamente por Centros de Saúde para ser passado um novo atestado médico e entupindo os serviços médicos. Isso sim é passar um verdadeiro atestado de menoridade aos outros médicos Cumprimentos
    (Pessoa Identificada)
  2. Re: Deixe-me só esclarecer um assunto. Eu sou a favor da medida que determina que os atestados médicos sejam passados pelos Médicos de Família. Descontando o exagero dos doentes internados, que deveriam ser dispensados disso, essa medida reduziu bastante o número de atestados fraudulentos
  3. E já que percebe tanto de leis aqui fica uma para si
    ARTIGO 12.º
    (Dignidade)
    Em todas as circunstâncias deve o Médico ter comportamento público e profissional adequado à dignidade da sua profissão. Cumprimentos
    (Pessoa Identificada)
  4. Re: Calculo que o mesmo se aplique aos Professores, ou a qualquer outra pessoa, mesmo que não esteja consagrado em lei.
  5. e a Srª é Médica , Mas é que ao contrário de si eu não sou profesora ou médica veja bem por onde pisa que uma cartinha à ordem dos médicos só lhe faria bem para se acalmar, para mais que afirmar"Deixe-me só esclarecer um assunto. Eu sou a favor da medida que determina que os atestados médicos sejam passados pelos Médicos de Família. Descontando o exagero dos doentes internados, que deveriam ser dispensados disso, essa medida reduziu bastante o número de atestados fraudulentos." Só remete os seus colegas da privada para Médicos de 2ª o que certamente iriam apreciar muito o seu ponto de vista. A Srª de facto nada tem a ver com a Medicina é uma pária já que a quase totalidae dos Médicos não concordou com tal medida, dedique-se à poesia do poder que só lhe faz bem
    (Pessoa Identificada)

Comentários aos posts anteriores:

  • Está a fazer um trabalho indecente acusando os Professores disto e daquilo, se continua a abusar garanto que lhe abro um processo por difamação e não estou a brincar CHEGA caramba sempre a malharem no mesmo Não tem vida própria? Bolas
    (Dino)
  • Eu vou dizer-lhe o que é intimidação, é a sujeira que a Sr faz, que nem sequer merece o nome de MÉDICA, e agora foi longe demais ao querer convencer que quem lhe enviou o e-mail é Professora, já vimos que trabalha para o seu PS, se desejar falamos cara a cara em Oeiras ou na Ordem dos Médicos, será melhor assim? Ou será que só gosta de dizer inúmeras barbaridades escondida por detrás de um monitor?? Quem não me intimida é a senhora que ainda tem o desplante de dizer a respeito de um desabafo muito sincero "Esta é a forma como algumas pessoas que se intitulam professores defendem as suas opiniões e intimidam quem pensa de uma maneira diferente." Quem não está por si é contra si, mas o facto de as suas palavras magoarem as pessoas já nada lhe diz, tão poeta que somos e tão inumana, lembra um dos poemas de Carcia Lorca
    (Dino)
  • O Dino tem toda a razão e a Srª Sofia parece que anda de mal com a vida ressabiada sabe-se lá com o quê, ainda por cima dizem que é Médica!?!?
    (Anabela)


Já fui ameaçada de denegrirem a minha família, de ter uma queixa contra mim na Ordem dos Médicos, de ser processada por difamação e de ser enfrentada cara a cara em Oeiras ou na Ordem dos Médicos (confesso que não percebi muito bem esta ameaça), para além de ser acusada de ser uma sem vergonha e de uma desumanidade sem par.

 

Coloquei aqui estes comentários e esta troca de e-mails não para me divertir, porque são muito tristes, mas apenas para fazer duas reflexões: 

  1. Ou estas pessoas não fazem parte dos professores que reivindicam a suspensão da avaliação e podemos suspeitar que, à volta de um núcleo que segue as teses da Fenprof e de Mário Nogueira se juntaram as mais diversas áreas de contestação, má disposição, desequilíbrio mental e má índole, dando a ideia do que se tem empolado com que fins políticos esdrúxulos esta contestação.
  2. Ou estas pessoas são mesmo professores, seus defensores e representantes e concluimos quão assustador é esse cenário. Porque se assim é, passo a defender não só uma avaliação do desempenho como uma avliação científica e, mais importate que isso, uma avaliação de personalidade e carácter de quem quer ensinar e/ou formar crianças e jovens.

 

No entanto penso que a primeira hipótese é a correcta. Conheço muitos Professores esforçados, competentes, trabalhadores, generosos, muitíssimo bons professores, que se dedicam à Escola e aos alunos e que seriam incapazes de tais palavras, mesmo que não oncordem com a política ministerial.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:13


16 comentários

Imagem de perfil

De Estupefacta a 20.11.2008 às 22:44

Olá boa noite

Sou professora e mãe e venho, com todo o respeito, convidá-la a passar um dia na minha escola, a assistir às minhas aulas e a ver/analisar as folhas de objectivos individuais que entreguei para que eu consiga perceber o que é que este modelo de avaliação tem de interesse para a Nação.

Fátima Araújo
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 20.11.2008 às 22:56

Fátima Araújo,
posso perfeitamente entender que haja falhas neste modelo de avaliação. Mas a melhor forma de o provar é fazê-lo e modificá-lo, propondo alterações deste ou apresentando outro modelo credível, não o da FENPROF.
Imagem de perfil

De Estupefacta a 20.11.2008 às 23:03

Acredite, Sofia, que tem muitas falhas e vem privilegiar os mais incompetentes, que apenas trabalham para o «chefe ver». Há bons e maus profissionais em todos os sectores, como é óbvio, e pelo que me tenho apercebido (pela minha escola que tem mais de 100 professores) este modelo vem beneficiar «os espertos» que andaram 10 anos sem fazerem um telefonema, sem fazerem uma visita de estudo, sem fazerem uma acção de formação e neste ano lectivo fazem todos os dias telefonemas para os encarregados de educação, já fizeram 4 visitas de estudo e os testes que apresentaram foi de tão baixa exigência que era impossível alguém não tirar positiva. Ninguém avalia o que ficou para trás.
A verdade é esta, mas também é verdade que são estes que melhores resultados vão apresentar e que vão ocupar as vagas para os excelentes e muito bons.
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 20.11.2008 às 23:32

Fátima Araújo.
Todos os sistemas de avaliação comentem injustiças, não há nenhum perfeito. Mas de facto não consigo acreditar que este tipo de avaliação apenas permeie os incompetentes. Se assim for provem-no, depois de a usarem.
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 21.11.2008 às 13:44

"Premeiem", obviamente, de prémio. Permear só se for o disparate que permeia a blogosfera .
Sem imagem de perfil

De o puma a 20.11.2008 às 23:01


Uma coisa é certa

aministra anunciou ao fim de um ano

que a coisa não estava certa

Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 20.11.2008 às 23:07

A Ministra fez aquilo que tanto se lhe pediu: ouviu os professores e as dificuldades de aplicação do modelo e reduziu a burocracia, facilitando os procedimentos. Não era isso que queriam? Ou era mesmo que não houvesse avaliação?
Sem imagem de perfil

De Pedro Sousa a 20.11.2008 às 23:07

Cara Sofia,

Trazer a lume as imbecilidades de alguns é apenas divertido. Acho que faz bem, mas apenas por divertimento.
O debate quer-se, independemente do lado que se defende, elevado. Parece-me que alguns tornaram esta questão uma obcessão e deixaram de raciocinar.
Os cães ladram, a caravana passa (sem ofensa aos canídeos)
Sem imagem de perfil

De Dino a 20.11.2008 às 23:17

Exmª Srª Drª Maria Sofia Magalhães

Antes de mais e para que fique bem claro aos olhos de quem quer ver e não está cego, um Médico não diz ou repete :
“podemos suspeitar que, à volta de um núcleo que segue as teses da Fenprof e de Mário Nogueira se juntaram as mais diversas áreas de contestação, má disposição, desequilíbrio mental e má índole(…)uma avaliação de personalidade e carácter de quem quer ensinar e/ou formar crianças e jovens.”
É uma vergonha para a classe, alguém sério não produz tal tipo de discurso.
Não é um Médico sério ainda que seja um Patologista, há que ter respeito por uma Profissão que merece ser dignificada e não tão maltratada

Colocar supostas mensagens que não sabemos se foram construídas ou produzidas por brincalhões, com entradas num Blogue só pode ser de um extremo mau gosto. Sendo abusivo quando se faz a colagem das mesmas a figuras que provavelmente nada tem a ver com o caso, e mesmo que as mensagens tenham sido de facto enviadas elas destinavam-se a alguém e não a serem publicadas a seu bel prazer em desrespeito pelas mesmas.
De seguida mistura e-mails e comentários de forma caótica com a intenção de tudo atribuir à FENPROF e Mário Nogueira (o que é de uma grande baixeza humana)
Terminando com a ideia kafkiana de uma falsa perseguição só vista aos olhos de alguém que está, e sem ironias verdadeiramente doente.
Assim já que V. Ex.ª torna públicas tão injustas acusações, tomo a liberdade de enviar o que produz para a Ordem dos Médicos (obrigado pela sugestão) e não por difamação (é que não vale a pena se o profissional em questão se encontrar doente), afim de que tenha oportunidade de se defender nem que seja por Junta Médica.
A não ser que tudo isto obedeça a uma manobra política de desinformação e contra informação, e aí sim o caso é desprezível.
Até eu percebo que cara a cara –é pessoalmente e de preferência na ordem dos médicos.
Que manifesta sentimentos de desumanidade, manifesta(factos são factos).
A Sr é uma triste e sabe disso, mesmo com os supostos apoios virtuais, penso, isso sim que a Srª é que deve ser avaliada pelas suas próprias propostas - uma avaliação de personalidade e carácter de quem quer exercer medicina

Tenho dito e passe bem, futuros comentários não serão mais alimentados por mim a favor de manobras políticas que são tanto do seu agrado doente ou não. Aproveite tenha coragem e aceite o convite de quem a convida a visitar uma Escola, ou será que não lhe interessa, pois...pois...
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 20.11.2008 às 23:44

Agradeço a sua decisão de não tornar a alimentar estas caixas de comentários. Porque da próxima vez que o fizer os seus comentários serão apagados. A paciência tem limites.
Sem imagem de perfil

De A.Teixeira a 21.11.2008 às 00:06

Oh Dino, já que está numa de seguir sugestões, mande também uma queixa para a AdC, a Autoridade da Concorrência, porque no que diz respeito a comentários porcos, conjugando os seus com os da Anabela, este blogue está sem concorrência na blogosfera...
Imagem de perfil

De josé simões a 21.11.2008 às 13:22

eu vou descobrir quem é a "cunha" para chegar ao ratzinger e propor: Santa Sofia já!

como se diz por aqui, em setúbal: ah 'parriga! tens uma paciênça de santa para aturrar tante terrambolhe!
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 21.11.2008 às 20:07

Acabei de apagar dois comentários de quem se assina "Pires das Neves" e "Anabela". Chega.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.11.2008 às 21:40

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 21.11.2008 às 22:03

Apaguei o seu comentário e apagarei todos os que tiverem um teor idêntico .
Imagem de perfil

De Sofia Loureiro dos Santos a 23.11.2008 às 16:24

Acabei de apagar todos os comentários que "Pires das Neves" fez, assim como as respostas que A.Teixeira lhe deu, com as minhas desculpas a A.Teixeira .

Pires das Neves:
As minudências a que se refere estão bem expostas no seu último comentário, ou seja a falta de "moral righteousness " da sua parte ou, mais prosaicamente, de rectidão moral, que pensa (diz) eu os ter soberbamente a mais, e ter sido esse o motivo pelo qual apaguei o seu primeiro bem-educado e elevado comentário.

Talvez o meu sentido de humor não esteja à altura do seu, mas há limites de decência e de valores morais, como a honestidade e a frontalidade, por muito enfado que lhe causem, que eu tento não ultrapassar, o que parece não ser o seu caso, que os relativiza e despreza, não se dando sequer a conhecer, quando demonstra conhecer os seus interlocutores. A isso também se chama "jogo sujo".

E dada a minha falta de sentido de humor e a minha soberba, desajustada e falsa “moral righteousness ” vou apagar todos os comentários que fez, assim como os que lhe responderam, ficando apenas este. Assim serão apagados, sem sequer os ler, todos os comentários que entender fazer com esse “nome”.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2011
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2010
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2009
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2008
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2007
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D
  248. 2006
  249. J
  250. F
  251. M
  252. A
  253. M
  254. J
  255. J
  256. A
  257. S
  258. O
  259. N
  260. D
  261. 2005
  262. J
  263. F
  264. M
  265. A
  266. M
  267. J
  268. J
  269. A
  270. S
  271. O
  272. N
  273. D

Maria Sofia Magalhães

prosas biblicas 1.jpg

À venda na livraria Ler Devagar



caminho dos ossos.jpg

 

ciclo da pedra.jpg

 À venda na Edita-me e na Wook

 

da sombra que somos.jpg

À venda na Derva Editores e na Wook

 

a luz que se esconde.jpg