Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Protocolos (1)

Estão disponíveis, no Portal da Saúde, os protocolos assinados pelo Ministério da Saúde e pelas Autarquias a 24 deste mês.

Comparando as recomendações que constam do relatório final da Proposta da Rede de Urgências, com o acordado:




  • Cantanhede (34) encerramento do SU; protocolo: (…) centrará a sua actividade na prestação de cuidados continuados de convalescença e paliativos (…) cirurgia de ambulatório, os cuidados domiciliários em articulação com o centro de saúde, MCDT básicos e medicina física e reabilitação que estenderá aos centros de saúde, e consultas de ambulatório (…) Unidade Móvel de Saúde (…) Os casos urgentes e emergentes, quer os que ocorram durante o dia, quer os que ocorram das 00h00 às 08h00, serão reencaminhados para o SUP dos Hospitais da Universidade de Coimbra ou para o SUMC do Hospital da Figueira da Foz. (…) socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão reforçados, até 1 de Outubro de 2007, por ambulância SIV, com um enfermeiro e TAE, destinada a servir os municípios de Mira e Cantanhede. (…)consulta não-programada para casos agudos do foro ambulatório, sob a responsabilidade do centro de saúde, diariamente e em horário alargado, das 08h00 às 24h00, com acesso directo aos MCDT do Hospital, que cobrirá a maior parte da actual procura da urgência. (...) Esta consulta será instalada até ao dia 1 de Outubro de 2007.

  • Espinho (29) encerramento do SU; protocolo: (…) incremento do número e variedade de consultas de ambulatório (…) cirurgia de ambulatório como oferta cirúrgica, funcionando em dois períodos diários (de manhã e de tarde) (…) actividade do Hospital será centrada na prestação de cuidados continuados de convalescença (…) criação de uma segunda Unidade de Saúde Familiar no município de Espinho (…) O socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão assegurados pelas VMER sedeada em Vila Nova de Gaia ou em Santa Maria da Feira, esta última a instalar, sendo reforçado por ambulância do INEM, com técnico de ambulância de emergência (TAE), a sedear em Espinho 24 horas por dia, até 1 de Outubro de 2007. (…) casos urgentes e emergentes, será feito através do CODU e da consulta a seguir referida para os casos que eventualmente aí se dirijam, para o SUMC do Hospital de Gaia. (…) O Hospital Nossa Senhora da Ajuda - Espinho acomodará nas suas actuais instalações da urgência uma consulta não-programada para casos agudos do foro ambulatório, sob a responsabilidade do centro de saúde, em horário alargado, das 8h00 às 24h00, com acesso directo aos MCDT do Hospital. Esta Consulta será instalada até ao dia 1 de Outubro de 2007. Até esta data, manter-se-ão os actuais serviços.

  • Fafe (15) encerramento do SU, funciona SU nível Básico até reforço Guimarães: protocolo: (…) centro de saúde de Fafe assegurará a sua actividade, designadamente a “consulta aberta”, para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00 todos os dias úteis e das 09h00 às 18h00 aos fins-de-semana e feriados. (…) deverá entrar em funcionamento no próximo dia 25 de Abril. (…) A partir do próximo dia 25 de Abril, o Hospital São José – Fafe assegurará um Serviço de Urgência Básico (…) Esta situação será reapreciada no contexto do futuro Centro Hospitalar Guimarães-Fafe. (…) 1 de Outubro de 2007 será colocada no Hospital São José de Fafe uma ambulância SIV (suporte imediato de vida), com tripulação profissionalizada de enfermeiro e técnico de ambulância de emergência. (…) A Administração Regional de Saúde do Norte promoverá a constituição de Unidades de Saúde Familiares (USF) em todos os centros de saúde (…) A Administração Regional de Saúde do Norte promoverá o alargamento da Rede de Cuidados de Continuados Integrados no distrito (…)

  • Macedo de Cavaleiros (7) encerramento do SU; protocolo: (...) Tendo em conta as excepcionais dificuldades e acessibilidades viárias, ainda não solucionadas pela não conclusão do Plano Rodoviário Nacional, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros funcionará um Serviço de Urgência Básica (SUB), integrando a futura rede de Urgências. (...) socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes serão reforçados, com início a 1 de Janeiro de 2008, por um helicóptero SIV, sedeado em Macedo de Cavaleiros, com um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência, que, quando o helicóptero não estiver a ser utilizado, por impossibilidade meteorológica, se deslocam em ambulância SIV, igualmente sedeada em Macedo de Cavaleiros. (...) centros de saúde do Distrito de Bragança, assegurarão a sua actividade, designadamente a "consulta aberta" para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00, todos os dias úteis, e das 09h00 às 15h00 horas aos fins de semana e feriados, a partir do próximo dia 25 de Abril (...) Administração Regional de Saúde do Norte promoverá a constituição de Unidades de Saúde Familiares (USF) em todos os centros de saúde do Distrito de Bragança (...) Administração Regional de Saúde do Norte promoverá a Rede de Cuidados de Continuados Integrados no Distrito de Bragança (...) Centro Hospitalar do Nordeste garantirá, com a brevidade possível, a criação de consultas de especialidade (...)
  • Santo Tirso (18) encerramento do SU, funciona SU nível Básico até reforço Famalicão: protocolo: (...) centros de saúde de Santo Tirso, Negrelos e Trofa, da área de influência da Unidade Hospitalar de Santo Tirso, asseguram a sua actividade, designadamente a "consulta aberta" para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00, todos os dias úteis, e das 08h00 às 20h00 aos fins de semana e feriados. (...) 25 de Abril 2007, a Unidade Hospitalar de Santo Tirso assegurará um Serviço de Urgência Básico (...) Esta situação será reapreciada no contexto do futuro Centro Hospitalar. (...) 1 de Outubro de 2007 será colocada na Unidade Hospitalar de Santo Tirso uma ambulância SIV (suporte imediato de vida), com tripulação profissionalizada de enfermeiro e técnico de ambulância de emergência. (...) Administração Regional de Saúde do Norte promoverá a constituição de Unidades de Saúde Familiares (USF) em todos os centros de saúde (...)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.