Independentemente do mau gosto associado ao título do livro de João Pedro Jorge, ao incluir o nome de Margarida Rebelo Pinto (na minha opinião, claro está), parece-me ainda de pior gosto a tentativa desta de impedir a venda do livro.
Ou será uma manobra publicitária de João Pedro Jorge, a escolha de tal nome? Ou será uma manobra publicitária a acusação de Margarida Rebelo Pinto a João Pedro Jorge pela diminuição da venda dos seus livros? Ou será uma manobra publicitária das editoras Oficina do Livro e Objecto Cardíaco?
Tenho cá por casa «O Meio Literário Português - 1960/1998» do João Pedro George, e aquilo que posso dizer é que ele é daqueles críticos literários que dá gosto ler: 1)Tem uma escrita fluída e simples (há certos críticos que usam tantos tecnicismos que nem eles compreendem muito bem o que escrevem; 2)É um tipo que diz aquilo que tem de ser dito: N'«O Meio Literário...» pergunta como é possível que não se questione a isenção da atribuição de um Prémio Literário, quando um escritor que esteve sete anos consecutivos como Júri desse prémio, sai para no ano seguinte ser ele o vencedor?... 3)é um trabalho honesto: vê-se que há ali pesquisa, investigação daquela séria e funda que 'come' os dias e as noites, há ali suor. Esse «suar as estopinhas» que cada vez vai aparecendo menos. É um trabalho honesto aquele que ele fez n' «O Meio..» E é uma pena que toda a gente diga que ele só quer conhecido.