Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Apoucamento ideológico

António Barreto, em entrevista ao DN, a propósito dos 30 anos da Lei Barreto, afirma que O PS está num processo acelerado de desertificação ao nível dos conteúdos, ideias, projectos, causas e programas (esta parte da entrevista não está transcrita no DN on-line).

Infelizmente António Barreto tem razão. O PS está ocupado em gerir a maioria absoluta, em elogiar o pragmatismo e em calar o debate ideológico.

Ao contrário do que se está sempre a dizer, cada vez interessam mais as ideologias, cada vez é mais premente a clarificação das ideias à esquerda e à direita, a estruturação de soluções políticas para a nossa sociedade, a procura de soluções para os excluídos, para a regulamentação do trabalho, para a preservação do meio ambiente, para o apoio aos idosos, para o aumento da natalidade.

É em redor da discussão ideológica que se podem congregar as populações, que se podem motivar as pessoas. O PS está a percorrer um caminho que pretende de auto preservação, mas que será inevitavelmente de destruição. A moda é gerir a crise e dizer que não há alternativas.

Há sempre uma alternativa. E a pior é o descrédito no regime democrático, o divórcio entre os governados e os governantes, o autismo do poder.

Este PS está numa deriva de apoucamento ideológico. Ao contrário do que António Barreto crê, eu penso que José Sócrates irá ganhar as próximas eleições, e até com maioria absoluta, pois o apoucamento ideológico não é exclusivo do PS nem da esquerda.

Mas quem perde com tudo isto é o próprio regime. Abrem-se brechas que não são aproveitadas para a necessária renovação.

Outro dia, em conversa de café, alguém me dizia que não seria possível que António Barreto fizesse parte por muito tempo do governo actual. Infelizmente, pessoas da sua craveira e com o seu empenhamento estão fora de moda. Já há bastante tempo.

(imagem do cartaz retirada daqui)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.