Sábado, 25 de Dezembro de 2010
Blogues do ano

 

Nesta altura do ano, que é tão boa como qualquer outra mas na verdade o fim e o início dão sempre jeito para balanços, multiplicam-se as listas de livros, filmes, músicas, cantores, figuras e blogues do ano. Todas estas listas dependem do gosto e dos interesses de quem as faz, como é lógico.

 

O problema é sempre de amostragem. Parece-me até soberba escolher os blogues do ano num universo tão infinito como os universos o são, por definição, quando eu apenas visito uma ínfima parte desse mundo. Mas mesmo assim, de todos aqueles que leio, uns com gosto, outros com raiva, uns com curiosidade, outros com indiferença, há alguns a que eu dou particular destaque.

  • ana de amsterdam - depurado, esquálido, com textos de uma sensibilidade, rigidez, realismo e fantasia estranhos e envolventes, música que foge ao habitual, irregular, como o ritmo da vida;
  • Aspirina B - actualidade, espírito crítico contundente, muitíssimo bem escrito, sagaz e divertido;
  • É tudo gente morta - sofisticado, requintado, de uma estética formal e de conteúdo excepcional, em que os temas abordados rompem a rotina do dia-a-dia;
  • Garfadas on line - erudição à volta das cozinhas, dos alimentos, dos restaurantes, da arquitectura, da publicidade, das embalagens, dos rótulos, das ementas, das fábricas, extraordinário;
  • gravidade intermédia - amargura, ternura, sofrimento, generosidade, de uma gravidade que nos toca e nos marca;
  • Herdeiro de Aécio* - brilhante, variado, divertido, irritante, um manancial de pequenas histórias que fazem parte da História, imperdível e inclassificável.
  • Horas Extraordinárias - os livros oferecidos e comentados com uma simplicidade surpreendente, informativo e viciante;

Quase sempre prefiro blogues individuais, talvez porque têm uma linha mais coerente, uma personalidade mais marcada. No entanto há, nesta lista, dois blogues colectivos que conseguem essa coerência com múltiplos colaboradores. Obrigada a todos pelas horas de entretenimento, informação e questionamento que me proporcionaram.

 

*Há que dizer que a imparcialidade em relação a este blogue é sempre tentada mas, se calhar, não conseguida. A. Teixeira é alguém que me é muito chegado...

 


Temas:

publicado por Sofia Loureiro dos Santos às 18:06
link do post | comentar | partilhar

9 comentários:
De George Sand a 31 de Dezembro de 2010 às 17:02
E assim descobri amis um blog dos que valem mesmo a pena :)


De besugo a 28 de Dezembro de 2010 às 00:41
A Sofia sabe que não mereço a sua referência: a minha gravidade intermédia não é gravidade nenhuma por aí além - é só uma gravidadezinha . Olhe, é quase como aquela "pequena dor" do Rui Veloso. Amanhã ponho essa "pequena dor" no blogue e fica lá a corar até sábado. A menos que a Sofia se antecipe e a bote no seu blogue (e eu gostava).
Muito grato.


De Sofia Loureiro dos Santos a 28 de Dezembro de 2010 às 20:52
Besugo, merece isto e muito mais. Aguardo o seu Rui Veloso.


De besugo a 30 de Dezembro de 2010 às 00:09
Cumpri a promessa, Sofia, vá lá ver (e, se lhe apetecer, escutar). E note: cumpri-a, à promessa, por gosto.
Sabe tão bem como eu que as grandes dores costumam vir nos jornais e têm sempre grandes defensores (e gozadores, essa malta que parece sempre que está sempre dois copos duma coisa espirituosa qualquer acima de nós), que a ausência de dores não passa duma lástima do limiar de qualquer aparelho sensitivo - e que as pequenas dores tendem a ser, além de pequenas, muito íntimas.
Aceite a minha estima e os meus votos de Muito Bom Ano Novo.
Com mais Alegria, se for possível.


De Sofia Loureiro dos Santos a 30 de Dezembro de 2010 às 22:02
Obrigada, Besugo. Se for possível, sim, faremos com que seja.


De Manuel S. Fonseca a 27 de Dezembro de 2010 às 14:58
Cara Sofia, em nome do É Tudo Gente Morta aqui fica o nosso sincero agradecimento.
Recordando com estima as vezes em que aceitou residir momentaneamente no nosso cemitério, queremos dizer-lhe que vindo de si o destaque e a forma como nos descreve toca-nos muito. Obrigado.


De Sofia Loureiro dos Santos a 27 de Dezembro de 2010 às 23:36
Manuel Fonseca, foi uma honra residir, ainda que momentaneamente, no vosso cemitério. Obrigada a todos e um excelente ano de 2011.


De Ana Marques Pereira a 25 de Dezembro de 2010 às 20:54
Sofia,
Obrigado por mais uma vez defenderes publicamente o meu blog.
Desde o início que tenho contado com o teu apoio, o que tem tanto mais valor quanto os meus temas são tão diferentes dos teus.
Um grande Bj .


De Sofia Loureiro dos Santos a 25 de Dezembro de 2010 às 21:24
A minha "defesa" não é bem defesa, é mais reconhecimento. O teu blogue é obrigatório.
Um beijo.


comentar post

(...) Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz/ mas isso era o passado e podia ser duro/ edificar sobre ele o portugal futuro [Ruy Belo]
Mais sobre mim
Pesquisar este blog
 
Maria Sofia Magalhães

À venda na Edita-Me, na WOOK e nas Livrarias Poetria, Poesia Incompleta, Barata, Sá da Costa, Letraria, Ler Devagar, da Faculdade de Letras e do Museu das Comunicações

À venda na DERIVA editores, WOOK e nas Livrarias Poetria e Poesia Incompleta

Editora Livraria Republicana
Posts recentes

Aliança

Volto a ti

Ondas

Bernardo Sassetti

Inside Job

Jogar com o medo

Fim do SNS

Despedida

Triste Vida Vivyre

Desavisada

Tiago Taron: 24ª madrugada

Ligações
Temas

11.11.11(1)

2010(1)

2011(5)

2012(2)

25 abril(6)

a regra do jogo(1)

ambiente(6)

amizade(1)

arte(1)

artesanato(1)

árvores de inverno(1)

as vozes dos outros(2)

autárquicas(5)

bailado(5)

bloco central(1)

bpp(1)

campanha eleitoral(23)

cantiga escárnio(1)

ciclo da pedra(22)

ciência(26)

cimeira copenhaga(1)

cinema(20)

cinema tv(1)

constituição(1)

corrupção(3)

crime(3)

crise(16)

cultura(7)

da poesia nua(8)

dança(2)

das notas que tomamos(8)

democracia(70)

desafio(4)

desporto(1)

devastação(4)

diário económico(25)

difamação(2)

direitos humanos(5)

diversos(408)

economia(159)

editorial(10)

educação(97)

eleições(124)

emigração(8)

escultura(1)

esquerda(2)

estado social(1)

euro(2)

europa(80)

forças armadas(2)

fotografia(3)

futebol(14)

governo(9)

greve(1)

história(1)

holocausto(4)

homenagem(3)

igualdade(27)

inanidades(24)

incêndios(1)

informação(159)

integração(1)

ivg(35)

justiça(84)

laicidade(2)

liberdade(160)

literatura(8)

livros(50)

madeira(10)

manifestações(5)

manual de sobrevivência(79)

música(339)

natal 2010(2)

natal 2011(8)

natureza(2)

parlamento(5)

pintura(19)

poesia(421)

poesia outra(168)

política(1091)

presidenciais(62)

presidente república(12)

ps(9)

quotidiano(211)

receita(12)

religião(51)

república(4)

revista-me(5)

saúde(183)

segurança(17)

séries tv(2)

sindicatos(3)

sns(2)

sociedade(462)

solidariedade(10)

teatro(18)

televisão(20)

terrorismo(32)

trabalho(55)

um dia como os outros(111)

todas as tags

Arquivos
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 2.5 Portugal.
Subscrever feeds