Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Defender o Quadrado

Nesta casa serve-se tudo a quente. As cadeiras são de pau e têm as costas direitas. Há sempre pão a cozer e o conforto da desarrumação. A porta está sempre aberta... mas fecha-se rapidamente aos vermes que infestam alguns cantos do quadrado. Sejam

Combate político pré-eleitoral

 

A manifestação da CGTP foi, obviamente, uma manifestação apoiada e arregimentada pelo PCP e pelo BE, reunindo todos os descontentes com a situação nacional e internacional, todos os que sofrem com o desemprego, todos a quem este governo afrontou, pelas boas e pelas más razões. Foi esta como foram todas as outras manifestações organizadas pela CGTP.

 

Não se percebe portanto o horror de Carvalho da Silva e dos dirigentes dos partidos da oposição quando se afirma claramente os objectivos políticos desta manifestação. Tal como não se compreende a vitimização e a ofensa de José Sócrates por lhe chamarem mentiroso. A linguagem política, nas manifestações, nos debates políticos e no parlamento já há muito deixou de ser civilizada. Os cartazes e as palavras de ordem das manifestações organizadas pela CGTP são mais ou menos idênticas, desde que existem, apenas os nomes dos protagonistas mudam.

 

Foi uma grande manifestação, tal como foram as organizadas pela FENPROF. É uma forma de combate político e que tem que ser ouvido e entendido como tal.

 

Quanto aos sindicatos e ao sindicalismo continuam a ser extensões de partidos políticos em vez de se renovarem e de se reformarem para responder à crise do trabalho e dos trabalhadores, verdadeira e assustadora, que aumenta os marginalizados da sociedade, a pobreza, a revolta e a instabilidade social.

 

Para que tal fosse possível os que se dizem defensores dos direitos dos trabalhadores deveriam compreender que tem que haver uma alteração profunda na cultura do trabalho em Portugal.

                             

                                                                            

Adenda: ver também o post do DER TERRORIST.

 

12 comentários

Comentar artigo